Autor: Denise Maria Soares Gerscovich
Discutem-se os principais fatores a serem considerados na estabilidade de taludes, de modo a garantir sua segurança na prática da Engenharia Geotécnica.
Escorregamentos de encostas, tanto naturais como sob a forma de taludes de aterros e pilhas, são uma importante questão de segurança para a Engenharia Civil e a Geotecnia, sendo um fator controlador de projetos e até mesmo uma questão de ordem pública no que tange à ocupação do solo urbano.
O livro Estabilidade de taludes, da engenheira Denise Gerscovich, apresenta de forma didática os mecanismos de ruptura para os diferentes tipos de taludes e movimentos de massa e as possíveis causas de escorregamento, além das solicitações envolvidas e dos parâmetros geomecânicos dos materiais. São explicadas as etapas para a concepção do projeto de estabilização, os diferentes tipos de análise a serem aplicadas em cada situação e os métodos de cálculo envolvidos.
De acordo com a autora, o livro apresenta uma visão geral dos movimentos de massa e o passo a passo para a realização de estudos de estabilidade. “Foi feita uma revisão dos conceitos fundamentais para a realização do estudo e são apresentados os métodos mais usuais adotados na prática; houve uma preocupação em incluir métodos simplificados (soluções gráficas) que, em determinadas situações, podem ser úteis para uma análise preliminar”, explica.
Apresentando as análises de estabilidade com uma abordagem tanto qualitativa como quantitativa, esta obra é uma referência obrigatória em cursos de graduação em Engenharia Civil, assim como importante referência para cursos de pós-graduação e para profissionais da área.