Autor: Walter Duarte Costa
O papel da Geologia na otimização de um projeto de barragem é essencial e abrange garantir uma obra segura, econômica e com inserção ambiental de menor impacto, assim como, desde o início dos estudos, analisar a própria viabilidade do projeto.
Com 30 anos de experiência no ensino de Geologia e na consultoria geológico-geotécnica de projetos e construção de barragens, o autor apresenta de forma didática os principais conhecimentos da área relacionados a essas obras em suas fases: viabilidade, projeto básico e executivo. Inclui investigações de campo e laboratório; estudos da bacia hidrográfica e seções hidráulicas; eixos do barramento e obras complementares; e critérios para a escolha do tipo de barragem. Mostra a importância e os tipos de tratamento das fundações; materiais naturais de construção; monitoramento; relatórios técnicos; e subsidia os estudos de meio ambiente.
Walter Duarte Costa dedica um capítulo exclusivamente à questão ambiental, cuja consideração hoje é indispensável para a realização de novos projetos. Se por um lado a energia proveniente das hidrelétricas é considerada limpa e renovável, por outro as obras de barramento exigem uma série de cuidados para que seus impactos sejam minorados. Num País com um dos maiores potenciais energéticos do mundo em seus rios, e que ainda teria muito a ganhar em termos e econômicos ao torná-los navegáveis, a construção de barragens – desde que seguidos os preceitos sociais e ambientais – é, e será ainda por muito tempo, uma solução para o desenvolvimento e para a integração do Brasil.
Geologia de barragens propicia uma literatura técnica objetiva sobre o assunto aos alunos graduados de Geologia e de Engenharia e orienta os profissionais dessas áreas sobre a melhor forma de aplicar os conhecimentos geológicos em prol de projetos de barragens mais seguros, econômicos e com adequada inserção ambiental.